Quem somos

Humanizar a dor e promover a sociabilização

 

Elas são pequenas. Mas sua dor é tão grande quanto a de um adulto.  As crianças vítimas de câncer no Brasil dispõem de profissionais e medicamentos de ponta, mas infelizmente nem todas têm direitos iguais ao tratamento do câncer.

Com este objetivo o projeto desenvolvido pela CACCST está fundamentado nas ações para eficácia e aperfeiçoamento do sistema de garantia de direitos, proteção e integridade dos assistidos, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente no Cap. I Art. 7º, em função da insuficiência de ações complementares no tratamento oncológico.

Em resposta a tais necessidades o projeto criado pela Casa é baseado no atendimento psicológico; odontológico e atividades de reforço escolar (implantadas com a sede nova),  devido ao enorme tempo exigido pelo tratamento, que afeta o desempenho e a freqüência escolar.

Além deste apoio a Casa sempre busca despertar em todos que há um ser humano por trás da doença. E que esses seres  estão frágeis e precisam também da compreensão e  estímulo dos profissionais de saúde, voluntários, funcionários, etc.

Alternativas como: criação de produtos auto-sustentáveis para um aumento na renda familiar, pois a maioria ganha menos que um salário mínimo, valorizam e estimulam a frequência participativa das famílias junto a CACCST.

Atividades da Casa

Hoje na Casa existem atividades sociais que visam a sociabilização das famílias que fazem parte do projeto social, como:  festas temáticas dos aniversariantes; reuniões mensais com a participação de profissionais das áreas de saúde, psicologia, pedagogia e serviço social; entregas das cestas nutricionais e higiênicas, apresentações temáticas, ações educativas, oficinas de arte e de produtos auto-sustentáveis.

Além dos passeios guiados a diversos lugares (teatros, cinemas, museus, exposições, visitas guiadas em empresas, fábricas e lugares públicos) que fazem parte do trabalho realizado pelo grupo de voluntariado em conjunto com o serviço social. Estas ações incentivam a cultura e propiciam acessos as famílias antes restritos por diversos fatores, como: econômicos, distância e locomoção devido as invalidades existentes ocasionadas pelo tratamento.

Mediante essas práticas, torna-se possível à manifestação de potencialidades que enriquecem o cotidiano das famílias.

Os projetos sociais realizados pela CACCST buscam qualidade de vida e dão esperança as  famílias e crianças na luta contra o câncer. Mas, projetos nem sempre são possíveis de serem mantidos. Por isso a Casa busca a continuidade com a solidariedade dos voluntários e esforço dos funcionários, na participação mais efetiva dos doadores e colaboradores (empresas e sociedade) e da criação de novas parcerias.