Troféu Beija Flor

Houve um incêndio na floresta e enquanto todos os bichos corriam apavorados, um pequeno beija-flor ia do rio para o incêndio levando gotinhas de água em seu bico. O leão, vendo aquilo, perguntou para o beija-flor: “Ô beija-flor, você acha que vai conseguir apagar o incêndio sozinho?” E o beija-flor respondeu: “Eu não sei se vou conseguir, mas estou fazendo a minha parte”.
Fábula utilizada por Betinho como metáfora de solidariedade

 

  • TROFÉU BEIJA-FLOR 2011:


WELLINGTON OSCAR DOS SANTOS
Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa

Trouxe através de ações, o combate à exclusão aos benefícios provocada pela falta de oportunidades às nossas famílias assistidas, em decorrência do baixo nível social, com novos parceiros, ajudando a expandir a experiência ainda à inclusão social.
Envolvido com total altruísmo e toda LUZ, no dia da festa de Natal, recebemos as primeiras cestas com todos os produtos natalinos, confeccionado nos mínimos detalhes, individualizando esse momento.
A inclusão social vem se fortalecendo com novas conquistas como oficinas, geração de empregos, proporcionando uma maior valorização da arte de viver, apresentando de forma majestosa os métodos aplicados ao longo dos anos como voluntário, através de atuações vivenciadas com outros projetos sociais, que também recebe seu apoio, com a ONG Assojyô, HEMORIO, Anjos de Visão, Grupo Pela Vidda, buscando passar o encanto de enxergar o mundo acrescentando valores morais e respeito ao próximo, com todos tendo os mesmos direitos e recebendo as mesmas oportunidades diante da vida.
Além disso, WELLINGTON OSCAR é coordenador de responsabilidade social da IESA Óleo e Gás, tomando ações conjuntas com empresas de petróleo e gás para as questões com ênfase em Direitos Humanos, os Princípios Voluntários, o desenvolvimento local, e investimento social sustentável de sucesso na América Latina. Através do trabalho que desenvolve como profissional, divulga continuamente a CACCST trazendo mais adeptos a causa do câncer, o que contribuiu consideravelmente para aquisição de prêmios para rifas solidárias, reforma nas instalações e patrocínio para grandes eventos para captação de recursos.

 

  • TROFÉU BEIJA-FLOR 2010:


CARLOS VICTAL

Selo de Organização Social Parceira do RIOVOLUNTÁRIO
Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa

Trouxe através da caracterização impecável na atuação do bom velhinho, durante 05 anos consecutivos, a alegria e a espontaneidade nas mais singelas atitudes fazendo que a suave magia do Natal guardada durante todo o ano aflorasse nos corações das famílias assistidas para festejar o amor.
A figura do Papai Noel tornou uma forma de expressão proporcionando uma maior valorização da arte de viver, apresentando de forma majestosa os métodos aplicados ao longo dos anos como voluntário, através da atuação evidenciada nos eventos de final de ano com atendimentos individuais, buscando passar o encanto de enxergar a vida com valores acima dos existentes no simples presente entregue pelo bom velhinho.
Além disso, Carlos Victal é coordenador de responsabilidade social do IBP, tomando ações conjuntas com empresas de petróleo e gás para as questões com ênfase em Direitos Humanos, os Princípios Voluntários, o desenvolvimento local, e investimento social sustentável de sucesso na América Latina. Através do trabalho que desenvolve como profissional, divulga continuamente a CACCST trazendo mais adeptos a causa do câncer, o que contribuiu consideravelmente para aquisição de um veículo para transporte dos assistidos.

 

  • TROFÉU BEIJA-FLOR 2009:

CARLOS EDUARDO LEITE RANGEL
Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa

Um fato em destaque na CACCST é o baile de debutantes realizado anualmente. As aniversariantes já sonham com o ensaio realizado por Kadu Rangel, bem como o registro de cada momento do baile, por ser possuidor de muito carisma e paciência, fazendo com que o simples ato de fotografar seja inesquecível para cada uma delas, resgatando a auto-estima mesmo quando há ausência do cabelo.
Desenvolve o olhar, resgata a sensibilidade de perceber o mundo em que se vive e gera resultados subjetivos analisáveis, proporcionando amplas e melhores condições às pessoas assistidas com a divulgação dos projetos da CACCST e das suas realizações para atrair novos voluntários e recursos para a continuação do trabalho solidário e execução das obras sociais;
-Através da empatia e do contato permanente do voluntário criou-se uma confiança e uma amizade que será eternizada através da imagem fotográfica.

 

  • TROFÉU BEIJA-FLOR 2008:

Selo de Instituição Social Parceira do RIOVOLUNTÁRIO:
Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa.

 

  • TROFÉU BEIJA-FLOR 2007:

ANDRÉ AVELINO DE OLIVEIRA MENDES
Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa

É coordenador do grupo Sonhando Juntos, atuando na CACCST com seu grupo para buscamos levar alegria (com métodos educativos e recreativos) as nossas crianças assistidas nas manhãs do primeiro sábado de cada mês. Fazendo de cada momento com elas seja único, deixando sempre uma gotinha de felicidade a ser diluída nos outros dias da semana. Todos os meses, antes de cada visita a nossa instituição, ele  realiza a formação de voluntários, imbuindo no time a arte de conversar, passar valores, explicar como fazer a atividade; mas também atuar na arte da descoberta de um possível sonho que está ali, escondido e abafado, na criança. Assim, o time se organiza e busca a realização de vários sonhos, que é o objetivo central do projeto.

“O Sonhar Acordado realiza um projeto na CACCST denominado Sonhando Juntos, um dos projetos desta organização não governamental que mobiliza inúmeros jovens a
trabalharem em favor da infância carente em todo o mundo.
Segundo o coordenador de formação do Sonhando Juntos, André Avelino de Oliveira Mendes, 29 anos, o objetivo principal do projeto é dar alegria, carinho, amor a todas essas crianças.
– A estratégia é dar mais qualidade de vida às crianças, tornando-se então mais um “remedinho” para a sua cura. Nosso método consiste em organizar atividades recreativas, educacionais e na realização do maior sonho da vida destas crianças que infelizmente sofrem de doenças crônicas graves e muitas vezes têm pouco tempo de vida – comenta André.
Para ser voluntário do Sonhando Juntos como também do Sonhar Acordado é fundamental que tenha: compromisso, responsabilidade, criatividade, paciência e uma generosidade externa”

 

  • TROFÉU BEIJA-FLOR 2005:

SÉRGIO CADDAH
Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa

Como voluntário da Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa, desenvolve, desde 2001, projetos fotográficos e atividades lúdicas, valorizando a fotografia como documento e bem social. Entre as premiações, exposições e participações destacam-se: a conquista da Menção Honrosa com a fotografia “Olhar de Noel” no famoso Concurso Internacional de Fotografia Nikon (NPCI 2002/2003) e Unesco, no Japão.
Atua na fotografia de moda, publicitária e editorial como colaborador assíduo da Vogue Brasil, O Globo, Grupo Abril, entre outros, mesclando fotografia comercial com linguagens poéticas e sociais e socializou as crianças da CACCST, que, além de carentes, são portadoras de neoplasia, através da valorização das mesmas de forma cultural e artística com suas imagens, mostrando a felicidade existente em meio à dor de quem possui uma vida alterada pelo tratamento contra o câncer.

 

  • TROFÉU BEIJA-FLOR 2002:

GILSON SÉRGIO ALVES
Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa

Carinhosamente chamado de “tio Balão”, Gilson Sérgio Alves tem um carisma que encanta a todos. Sempre com o astral elevado, sua presença é imprescindível em todas as datas importantes da Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa. Gilson está perfeitamente integrado com as crianças que ficam contagiadas com sua alegria: usa suas brincadeiras, músicas e danças como uma técnica de terapia de cura e está sempre pronto a atender os chamados da casa de Apoio alegrando as crianças com sua presença. Tio Balão é também o portador de notícias ruins, pois quando morre uma das crianças, é ele que com muito carinho explica para as outras que um dos seus coleguinhas não vai mais poder estar com eles nas brincadeiras. Voluntário precioso que merece o Troféu Beija-Flor 2002.

 

  • TROFÉU BEIJA-FLOR 2001:

JORGE DE SOUZA
SOS Resgate

Chamado carinhosamente de “Ursinho Puff” pelas crianças que ajuda a atender no SOS Resgate, Jorge de Souza demonstra uma imensa alegria em poder ajudar esses pequeninos portadores de Câncer. Tendo a atividade de motorista, como a especificada em sua ficha de voluntário, ele não limita sua atuação ao ato de transportar pessoas.
Ele está sempre pronto a carregar em seus braços aquelas crianças que, em decorrência do tratamento estão mais fragilizadas, o que acaba se tornando um “problema”, pois após se recuperarem os pequenos não querem mais deixar de andar no colo do seu querido “Urso”. Sua “van particular”, seu instrumento de trabalho, está sempre à disposição da instituição e o carinho recebido pelas crianças é o “mel”, a recompensa de valor inestimável que tanto bem lhe faz ao coração.

Jorge de Souza recebe troféu de Secretária de Assistência Social Wanda Engel Aduan.